quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Vamos Falar Sobre: Yaoi/BL

Introdução

   Yoooou, mina-chan!!! Ogenki desu ka?? Hoje nós vamos aprofundar em um dos gêneros que apresentei no post de Públicos-Alvo e Gêneros de Anime, o YAOI, mais conhecido no Oriente como BL!!!! É que, recentemente, eu descobri que sou uma fujonshi (vou explicar sobre isso também, se é que depois do Dia 3 vocês não foram pesquisar o que era!), e fiquei com vontade de falar sobre esse gênero que passei a gostar intensamente e ter fantasias!
   Antes de aprofundar sobre coisas que dizem respeito ao BL, vou explicar o que ele significa!...


O que é Yaoi, Shounen-Ai, Lemon e Shotacon?

   Todos esss termos se referem a gêneros de anime e afins, que retratam relações homossexuais entre homens. O yaoi, diferente do shounen-ai (que em japonês significa "amor entre garotos" em japonês), contém sexo implícito, enquanto o shounen-ai é mais leve e mais focado no romance, contendo no máximo beijos. Outro gênero que é confundido com o yaoi é o lemon ("limão" em inglês), o termo se refere a obras que contém sexo explícito, é tipo uma variação do hentai, e também é conhecido como "dark yaoi". E shotacon ("shota" é tipo garotinho em japonês), também uma variação do hentai, que tem a característica de retratar um garoto pequeno/jovem em relação sexuais com um adulto, geralmente homem.

   Apesar de nós, ocidentais, falarmos mais comumente "yaoi" para se referir ao gênero, o nome que foi originalmente dado a ele é "Boy´s Love" ("amor de garotos" em inglês) e os japoneses se referem a ele como "BL". 

Otaku de Yaoi

Imagem relacionada
   Agora vamos entrar nos termos usados no univerno yaoi...! Bom, como muitos de vocês devem saber, "otaku" é o termo para se referir á fãs de algo, especificamente á fãs de animes e mangás! Do otaku, temos algumas variações para descrever os fãs de certos gêneros! É aí que tem a palavrinha "fujonshi", ou "fujoshi", usada para se referir á mulheres fãs de yaoi. Os fãs homens de yaoi são chamados "fudanshi".

   'Mas o que significa fujonshi e fundanshi?' vocês me perguntam. É aí que está o problema, apesar de os próprios otakus de yaoi se referirem assim, fujoshi é literalmente traduzido como "garota podre/corrompida", e fudanshi como "garoto podre/corrompido".

   No começo eu ficava revoltada quando eles se auto-denominavam assim, afinal, não faz o mínimo sentido uma pessoa ser chamada de "podre" por gostar de um gênero de anime! Mas depois de perceber que praticamente TODOS os fudanshis e fujonshis chamam a eles próprios assim, eu comecei a aceitar... Tanto que agora me auto-denomino fujonshi, por ser o nome dado àqueles que gostam de yaoi, não que eu me ache podre e nem os outros fãs de yaoi podres, e ainda não gosto desse nome.

   E você deve estar achando que a maioria das fujonshis são provavelmente homossexuais e que o gênero é dedicado á gays, não é mesmo? É aí que você se engana, meu amigo, na verdade, yaoi tem como público-alvo, garotas heterossexuais. Acontece que o yaoi começou como um "sub-gênero do shoujo", que é gênero dedicado há meninas, então o BL tende a atrair mais o público feminino! Mas, como também comentei no post de Públicos-Alvo e Gêneros de Anime, há o Bara Yaoi, que é feito por homossexuais e dedicado a homossexuais, onde geralmente as relações são mais realistas e menos "idealizadas", como no yaoi comum. Falando nisso, os gays geralmente não gostam muito do yaoi comum, por ser muito "romantizado" e idealizado!
Resultado de imagem para fujoshi
Depois que uma garota vira fujonshi, ela pode começar a ver "yaoi" em tudo, e transformar o mundo real em sua fantasia. Aqui essa fujonshi está claramente tentando juntas seus amigos, kkkk!

Personagens que Compõem Obras Yaoi

  Com certeza você, que conheceu o yaoi recentemente, já deve ter ouvido alguma vez falarem as palavras "seme" e "uke". E já deve ter notado que há uns personagens que são praticamente iguais, em yaois diferentes. Pois bem, eu vou esclarecer tudo á vocês...

Imagem relacionada


   Seme: vem do verbo "semeru", do japonês, "atacar". Os dois termos, seme e uke, são originalmente usados em artes marciais, mas foram adotados para descrever o "tipo de homem de uma relação yaoi", vamos dizer assim. Seme seria o homem ativo da relação, o que tem mais controle e que toma a iniciativa no relacionamento.
   Tanto os seme quanto os uke são muito estereotipados em grande parte dos BLs, na aparência física e personalidade. Semes são geralmente retratados como caras altos, fortes, experientes e sérios, as vezes usam óculos retangulares, tem rosto e olhos mais finos, e uma voz mais grossa. 
   Exemplos de seme: Nikiforov Victor, de Yuri!!! on Ice; Takano Masamune, de Sekai-Ichi Hatsukoi; Morgan Andrew, de Barairo no Hoho no Koro; Ichijou Ryouma, de Love Stage; Kuroda [?], de One Love; [?] Mitsuki, de Boruto: Naruto Next Generations (seu par yaoi seria o Boruto)

Victor, ele não é "sério" como muitos semes, é espontâneo e sensual.
Imagem relacionada
Ryouma-kun, o caso dele é meio parecido com o do Victor
Imagem relacionada
Takano-san.... Urhhhg, *arrepia* dá um desgosto de ver ele, olha esse queixo...! E pior que todos os semes dos mangás yaoi da autora de Sekai-Ichi Hatsukoi tem a mesma cara, os ukes também mas os ukes são até que fofinhos!!!! Em Junjo Romantica (acho que se escrevia assim...), que eu acho que é da mesma autora, também tem um monte de caras iguaizinhos, a única coisa que muda um pouco é o cabelo e as roupas!

   
Uke: do verbo "ukeru", "receber", se refere ao homem passivo da relação. Ukes são geralmente mais baixinhos, alegres, espontâneos, afeminados, fofos, inexperientes e tímidos, com olhos maiores e mais redondos, e uma voz mais aguda que a do seme. Como não são aqueles que tomam a iniciativa, as vezes eles se recusam em ter um relacionamento com outro homem ("Mas somos dois homens!" *cora e falando meio apresadamente frustado como um tsundere*, aparentemente chamam isso de "Caso Ritsu Onodera")

   Exemplos de uke: Katsuki Yuri, de Yuri!!! on Ice; Onodera Ritsu, de Sekai-ichi Hatsukoi; Sena Izumi, de Love Stage; [?] Paul, de Barairo no Hoo no Koro; Shiroda [?], de One Love; Uzumaki Boruto, de Boruto: Naruto Next Generations (por não ser de um anime yaoi, Boruto é um tipo diferente de uke. Mas ele é considerado uke por Mitsuki mais tomar iniciativa em um momento shippável pras fujonshis);
Imagem relacionada
Yuri-kun (há fotos que ele parece um seme também)
Resultado de imagem para barairo no hoho no koro
Paul-kun (não lembro de seu sobrenome), ele é um uke diferente dos outros, é um kuudere, é introvertido, reservado, mas não é tímido ou animadinho como seria o "comum", ele é sério e independente, mas só não é um seme pois não toma a iniciativa, é sempre o Andrew. Há tipos como ele em outras obras também.
Resultado de imagem para izumi sena
Izumi-kun. Ele normalmente usa óculos e é meio espontâneo

   Seke: ultimamente surgiu um novo termo, "seke", ou "suke", a junção de seme com uke, para designar personagens que tem características dos dois. Há poucos personagens assim que eu conheça, mas com certeza seu número deve aumentar no mundo yaoi daqui uns anos! Geralmente se um dos protagonistas do BL é seke, o outro tende a ser também, para que eles possam intercalar nos momentos seme-uke. 
   Exemplos: Vida e Morte, os protagonistas de A Matter of Life And Death; Uzumaki Naruto e o Uchiha Sasuke, de Naruto (tem doujinshis e fanarts onde o Naruto é o seme, e outras em que o Sasuke é o seme)
Bonus: 1000+ Subscribers! - image A Matter of Life and Death Ther Snipster Comic Tapastic
Uma tirinha que gosto bastante de AMOLAD é essa daqui, e represente bem que os dois são sekes!!! Vida tomou a iniciativa e "abraçou" o Morte, 'aparentando ser um seme', e Morte corou, 'aparentando ser um uke'! Então Morte foi lá e chegou mais perto do Vida, 'aparentando ser um seme' (mais ou menos), e os dois coraram, kk!! Teve uma vez que o Morte o beijou (na bochecha"), Morte já o abraçou também... Mas foi o Vida que se aproximou dele pra serem amigos primeiro, quando nenhum dos outros "deuses" quis ir falar com ele. Ohhhh, só de lembrar de como eles são já fico toda feliz e quero reler tudo *cora e grita internamente*!

Naruto And Sasuke / SasuNaru / #anime gnC57i1Ah00.jpg (960×960)
(NaruSasu/SasuNaru. Tem várias outras fanart e tirinhas BL na minha pasta 私は腐女子、だから何? ["watashi wa fujonshi, dakara nani?" = "eu sou fujonshi, e daí?"] do Pinterest, me segue lá!)
 
Shippar em Animes Não-Yaoi 

Imagem relacionada
   Fujonshis costumam shippar personagens de animes que não são yaoi, grande parte desses animes são bi-shounens e animes de esporte. Eu também já falei sobre esse gênero, mas "bi-shounen" se refere a obras que tem garotos bonitos e/ou um tanto afeminados! Geralmente animes de esporte (masculino) não tem muitas garotas no elenco, e uma parte deles são também bi-shounen, o faz as fujonshis quererem shippar os personagens.
   Como ❛ • • Akҽmɩ • ⋆ ❜ disse em um post no amino, Por que as garotas gostam de yaoi?, há vários motivos pra fujonshis shipparem tais personagens. Vou citá-los abaixo: 
Amor x Ódio: "quando dois personagens se odeiam forte e claramente, acabam por demonstrar que não conseguem viver um sem o outro. Eles precisam expor esse ódio, porém apenas a outra pessoa é merecedora desse sentimento, e acabamos shippando eles."
Amigos de Infância: "dois personagens se conhecem desde pequenos, sabem os gostos e segredos um do outro, e as famílias de ambos se conhecem. Provavelmente já fizeram tudo juntos, porém histórias assim não possuem grandes avanços, mesmo sabendo o quanto um se importa com o outro, às vezes sendo como irmãos. Contudo, simplesmente os shippamos pela fofura."
Rivais: "a rivalidade está presente em quase todos os animes, com aqueles dois personagens que tentam ser um melhor que o outro em desafios. Porém, fora desses desafios eles são melhores amigos, colaborando e ajudando um ao outro de certa forma. Esta rivalidade nos faz shippa-los ainda mais, pois temos a sensação de que não sabem viver um sem o outro, os desafios perderiam a graça e ninguém iria merecer lutar contra eles."
Companheiros de Equipe: "alguns animes têm aqueles personagens que trabalham muito bem juntos, ficando bem visível esse trabalho em equipe, quando estão buscando um objetivo. Um nunca quer atrapalhar o outro e sempre nos deixa muito feliz quando alcançam o objetivo e comemoram junto."
   Exemplos de bi-shounen: Free! (anime de natação), Kuroko no Basket (basquete), Prince no Tennis (tênis), Diamond no Ace (basebol), Amnésia (fantasia, não tem nada a ver com yaoi e esporte), Diabolik Lovers (vampiros, também nada tem a ver), Fruits Basket (fantasia, é meu mangá preferido, mas não tem a ver com o tema), etc...

Resultado de imagem para diamond no ace

Minha Vida de Fujonshi

Resultado de imagem para shoujo-ai
   Tomara que vocês não pulem essa parte, apesar de eu não saber porque alguém iria querer saber a trajetória de como uma pessoa que nem conhece entrou no universo do yaoi, talvez vocês fujonshis se identifiquem, então continuem lendo, onegai!! Bom, acho que nunca comentei isso, mas eu virei otaku aos 11 anos, porém só me descobri fujonshi esse ano (2018)! Antes eu já tinha um conhecimento básico do que é o yaoi, mas nunca tinha pesquisado a fundo e não me interessava em ver um anime do gênero. Eu não ligava pro yaoi, mas gostava de yuri!


   Depois de descobrir que uma senpai minha é lésbica, eu comecei a ficar mais ligada na população LGBTTTQ+. Ai ai..., eu percebi que achava um relacionamento lésbico fofinho, e comecei a procurar mais anime yuri. Mas eu pensava, "E o yaoi? Há muito mais meninas que gostam de yaoi do que meninas que gostam de yuri. Dou uma chance?", de fato eu estava curiosa mas ainda não tinha parado pra assistir um...

Todoroki/Midoriya ♥ Boku no Hero Academia
   Ano passado, eu comecei a ver Boku no Hero Academia, e como sempre faço depois de ver um anime (ou série, filme, dorama, mangá, manhwa, o que fosse) que gosto, fui no Pinterest pinar tudo que imagem sobre o anime (vocês também são assim ou sou só eu?)!! Tinha várias imagens de personagens masculinos juntos, tipo o Deku-kun com o Kacchan, Deku-kun com Todoroki-kun, Kacchan com Kirishima-kun... Eu achei, hm, "interessante"?

   Naquela época (falo como se fosse a muito tempo, mas foi ano passado, kkk) eu já seguia 1 páginas de yaoi no Facebook, Fujoshis Anônimas, que traduzem yaois. Apesar de que eu achava meio errado estranho, o Todoroki-kun ser o par amoroso do Deku-kun, por exemplo, eu olhava pras imagens e pensava "kyahh, que fofos....".
   Eu queria experimentar ver animes que eram realmente yaoi, pra não ficar achando errado estranho shippar dois homens. Eu comecei a pesquisar saber mais sobre o gênero, entender as fujonshis... Eu até comecei a aceitar NaruSasu, e eu simplesmente detestava esse shipp (não que agora eu shippe, mas né)!

Resultado de imagem para fujoshi
   Eu sinceramente não entendia o que estava acontecendo comigo, me sentia perdida e confusa, e havia uma insegurança que eu não compreendia. "Achar TodoDeku fofo?", não tinha como eu estar achando, mas eu achava. Foi aí que finalmente parei de drama e me dei conta, EU GOSTO DE YAOI. Não sei como explicar, mas eu gosto de ver dois homens juntos, assim como acho fofo um relacionamento lésbico, e isso mudou minha percepção do mundo! Okei que eu sou bem mais ansiosa do que eu já era quando eu não curtia yaoi, a imagem ao lado me representa, sou meio que o tipo de fujonshi que fica igual essa garota esperando eles se beijarem ao mesmo tempo que não quer que seus pais olhem a cena e comecem a encarrar você em silêncio..... Mas eu até gosto de ser fujonshi agora, se eu pudesse voltar no tempo pra apagar o yaoi da minha memória, eu não voltaria. 

   "Tá, eu gosto de BL, não tem nada de errado nisso". Eu estava assistindo mais yaoi, procurando doujinshis na internet (e ficava triste por só encontrar fanfic em texto...), procurando imagens yaoi no Pinterest, incrementando shounen-ai nas histórias que eu criava (quero ser mangaká e estou toda hora elaborando uma história diferente), tinha sangramento nasal (mentira, isso só acontece em animes)! ...E minha vida segue até agora, onde estou vendo um seriado de filosofia chamado Merlí, o filho do protagonista é homossexual e gosta de um cara hétero, mas eu fico torcendo pelos dois!

   E foi isso, hontoni arigatou gozaimashita pra você que leu esse textão e ouviu meu desabafo e/ou se identificou, kkk!! Espero ter ajudado vocês a conhecerem um pouco mais sobre o mundo yaoi! Eu pretendo fazer um "Vamos Falar Sobre" de Yuri/GL, e também um post com meu TOP5 de Yaoi, então fiquem ligados!!!   Você, fujonshi-senpai, poderia me explicar o que é um sebasu (sebastian) em um café de mordomos, onegai? Eu ainda não entendi esse negócio de sebastian.... 

 Vejam também:
   - 30 Dias Com Anime #21 - Anime Food (o post mais recente da TAG)

SOU APAIXONADA POR ESSA FOTO E VOU PINAR QUANQS VEZES EU ACHASJAIXNAKSN AYATOOO
Amo essa tirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!