segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Tipos de DERE - muito além das 4 convencionais




Introdução

   Konnichiwa, mina-chan! Ogenki desu ka? Sabe quando você ouve aquela otome falando que tal tsundere tá enchendo o saco? Ou quando um otaku diz que é apaixonado por personagens yandere? Pois bem, nesse post eu esclarecerei suas dúvidas sobre deres!


O que é dere?

   Mas afinal, o que isso significa? Dere-dere é um termo da língua japonesa que pode ser traduzido como "ficar apaixonada" / "ser amável", ele é combinado com outros termos para descrever a personalidade de um personagem quando ele está apaixonado. Dito isso, vamos conhecer os tipos de dere!!!!


Os 4 principais dere

   Tsundere: essa é a combinação de tsun-tsun, que significa frio/bruto com dere-dere. Uma personagem de personalidade tsundere é aquele que age de modo agressivo e duro, mas que na verdade tem uma paixão secreta por alguém. Ela sempre vai negar seus sentimentos pela pessoa amada, geralmente não sendo gentil com esse tal alguém e até batendo nele, mas aos oucos ela vai mostrando seu lado doce, fofo e envergonhado. As personagens de personalidade tsundere se chamam tsunderekko, e são as mais comuns nos animes e mangás!
   Exemplos de tsunderekko: Taiga, de toradora; Chitoge, de Nisekoi; Tohsaka, de Fate/Stay Night


Taiga
Chitoge

   Yandere: é a junção do verbo yanderu, que significa "adoecer", com dere-dere, sugerindo que personagens dessa personalidade, as chamadas yanderekko, tenham um "amor doentio" ou "adoecem pelo amor". As yanderekko são aquelas que, por fora, parecem ser amáveis e fofas, mas que por dentro são psicopatas loucas por amor. Se estiverem com cuímes, são capazes de matar as pessoas que a cercam e até a própria pessoa amada! 
   Exemplos: Yuno, de Mirai Nikki; Misa, de Death Note; Himiko, de Boku no Hero Academia


Himiko (uma nova yanderekko no mundo dos animes, ela é bem louquinha, kk!)
Yuno

   Kuudere: a junção da palavra do inglês, cool, que significa "legal"/"clamo", com dere-dere. Personagens assim são frias, maduras e diretas, não demonstrando seus sentimentos por expressões faciais, e sim com seus atos, mostrando-se simpáticas e gentis com quem tenta entendê-las.
   Exemplos: CC, de Code Geass; Saber, de fate/Stay Night; Rin, de Fruits Basket; Rei, de Sailor; Machi, de Fruits Basket; Hana, de Gate 7


Hana
Saber

   Dandere: combinação de danmari, "silencioso", com dere-dere. As danderekko são personagens tímidas e quietas, que não conseguem demonstrar seus sentimentos pela pessoa amada por conta de insegurança, mas na realidade são gentis!
   Exemplos: Hinata, de Naruto; Kisa, de Fruits Basket; Kosaki, de Nisekoi


Kisa
Hinata


Outros tipos de dere

   Tsunshun: vamos começar pelas variações de tsundere, uma delas é a tsunshun, formada por tsuntsun, que é algo como "desviar o olhar de modo rude", com shun, que seria "melancólico"/"deprimido". O termo descreve personagens que agem de modo frio e rude, mas que são solitários e tristes. Personagens assim tem um passado doloroso e temem se relacionar com as pessoas, sendo rudes para  que não se aproximem. Eles podem tentar se tornar mais gentis, quando mudam de ambiente ou conhecem novas pessoas.
   Exemplos: Ririchiyo, de Inu X Boku SS; Kyo, de Fruits Basket; Kaori, de Isshukan Friends (mais ou menos); Sasuke, de Naruto


Kyo
Ririchiyo

   Thugdere: variação de tsundere, formado por thug, do inglês "bandido", e dere-dere, porém essa personalidade é apenas para personagens masculinos. Personagens thugdere são aqueles que agem como um "bandido', mas qeu no fundo são pessoas gentis e legais.
   Exemplo: Kanzaki, de Beelzebub


Kazaki

   Mayadere: a junção de maya, "ilusão", com dere-dere. Essas personagens são antagonistas que "trocam de lado" após se apaixonam, porém elas continuam perigosas, instáveis e imprevisíveis, e costumam fazer piadinhas que vão matar a pessoa amada. 
   Exemplos: Illyasviel, de Fate/Stay Night; Mirai, de Kyokai no Kanata; Esdeath, de Akame ga Kill;


Illyasviel
Mirai

   Yangire: esse tipo de personalidade não é para se referir a personagens apaixonadas, mas é uma variação de yandere, formada por yanderu e kire, que significa "cortar"/"arrebentar"/"fatiar". O termo se refere a personagens que são normalmente doces e boas, mas que por algum motivo se tornam violentas, com o propósito de se defender ou por serem hostis e violentas por dentro. Elas se diferenciam das yandere pela motivo que as faz violentas, no caso da yandere, o amor, e da yangire, seu passado doloroso.
   Exemplos: Lucy, de Elfen Lied; Roberta, de Black Lagoon


Lucy
Roberta

   Deredere: nesse tipo de personalidade, o termo dere-dere não é combinado com nenhum outro. Personagens assim são animadas, espontâneas e gentis, tanto por dentro como por fora, e tem facilidade de demonstrar seus sentimentos.
   Exemplos: Akari, de Yuru Yuri; Menma, de AnoHana; Yuide, de K-ON; Kobato, de Kobato


Akarin
Menma

   Dorodere: personagens com essa personalidade são gentis e alegres por fora, mas por dentro sofrem muitos problemas. Eles podem mostrar seu lado triste caso aconteça algo que os faça reviver suas lembranças dolorosas.
   Exemplos: Tohru, de Fruits Basket; Mitsuki, de Full Moon wo Sagashite; Naruto, de Naruto

Tohru (Fruits Basket é meu mangá preferido)
Mitsuki

   Undere: un é o jeito informal de concordar (hai é mais formal), junto a dere-dere, é formado uma personagem que diz sim pra tudo que a pessoa amada peça ou ordene. fazem isso por estarem muito apaixonadas e com o propósito de se aproximarem de seu amado, mas não percebem que com esse comportamento as pessoas podem se aproveitar dela.
   Exemplo: Hikari, Tokimeki Memorial


Hikari

   Himedere: no japonês, hime significa "princesa", as himederekko são aquelas que tem complexo de grandeza e querem ser tratadas como a realeza pela pessoa amada e os demais. Essas personagens geralmente possuem cabelos encaracolados, como o de uma princesa da antiga Inglaterra, uma gargalhada característica e gostam de dar ordens. 
   Exemplos: Miku, a VOCALOID; Eri, de School Rumble; 


Eri
Miku

   Oujidere:
ouji significa "príncipe", assim como as himederekko, personagens de personalidade oujidere são egocêntricos e tem complexo de grandeza (ou são kuuderekko com trajes de príncipe).

   Exemplos: Lelouch, de Code Geass; Ayato, de Diaboliks Love; Ayame, de Fruits Basket




fruits basket furuba ayame sohma episode14
Ayame
Imagem relacionada
Lelouch

   Kamidere: kami é a palavra japonesa para "deus", como sugere o nome, são personagens com complexo de superioridade, são orgulhosos e arrogantes, e querem que todos o idolatrem. Não hesitam em falar o que pensem, adoram se gabam e se acham melhores que os demais, os tratando de modo rude
   Exemplo: Kira, de Death Note; Enel, de One Piece; Aqua, de Kono Subarashii Sekai Ni Shukufuku Wo; Akito, de Fruits Basket 


Kira (Raito)
Akito


   Ainda há outras personalidades interessantes involvendo complexos, mas como não tem a ver com o termo dere-dere eu não coloquei aqui, mas caso queiram eu posso fazer um post com elas! Esperem pra próxima postagem meu TOP 5 DE ANIMES SHOUJO, bye-bye...!!

   Vejam também: 

Aqui uma imagem da Tohru-chan que eu queria ter colocado lá em cima, mas não era esse o formato de imagem que eu queria, então vou colocá-la aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!